terça-feira, 22 de junho de 2010

VIVA COM QUALIDADE!...

Criança tem que praticar exercícios sejam eles quais for desde pequenos para melhora das habilidades corporais e motoras, conquista da autoconfiança e auto-estima, maturidade, etc. Além disso, desenvolve sociabilidade com novas amizades, melhora o senso de responsabilidade em grupo, aumenta a satisfação da demanda de atividades do dia-a dia, encoraja disciplina física e o controle do corpo, melhora ritmo, reduz o risco de lesões, reduz as condições para desenvolvimento de doenças crônicas futuras ligadas ao sedentarismo, melhora a expressão pessoal e liberdade, melhora o desenvolvimento espaço-temporal, fortalece os músculos trabalhando e alongando o corpo de uma forma geral. Mas cuidado, pois a escolha das atividades e o profissional competente para instruir seu “tesouro” devem estar bem atentos a alguns pré-requisitos para realmente ajudar seu filho.
Para que a criança atinja uma boa postura é necessário ter consciência corporal. Até cinco anos de idade devem ser desenvolvidas atividades lúdicas e seu e de esquema corporal e a partir do momento que ela conhecer e tiver domínio de seu próprio corpo entrar com atividades propriamente dita, seja ela qual for. As atividades que envolvem qualquer tipo de dança são benéficas desde que busquem equilíbrio muscular, discernimento e conhecimento de quem está ministrando o exercício para que não sobrecarregue e nem force demais durante a execução de alguns exercícios podendo causar lesões futuras na criança.
Os pais geralmente se perguntam quando colocar um filho para praticar certa atividade física ou esporte ou qual delas escolher. È importante sabermos e ficamos atentos para isso, pois devemos acima de tudo, respeitar não só o gosto pessoal, mas a idade de desenvolvimento de nosso filho, e estarmos sempre atentos ao processo.
Professores de Educação Física, Fitness e mesmo os próprios pais podem ajudar as crianças a desenvolver um corpo mais ativo e saudável, simplesmente ensinando-as atitudes positivas, conscientizando-as dos benefícios dos exercícios, dando exemplos de uma vida saudável desde cedo e ainda fazendo com que a atividade escolhida por eles seja acima de tudo prazerosa.
academiadeborahbarreto@gmail.com
Juliana Assis

Um comentário:

  1. Eu quero um ser que pratique atividade física, quero participar dessa nova jornada com minha turma.Sei que as atividades são benéficas pois tenho algum momento se estou muito tensa com as preocupações do dia dia saio para caminhar e vou me desprendendo de tudo que quer me inibir. Isso é muito bom e uma pena que tenho pouco tempo para sempre usar essa atividade. Pratico Pilates e esta me ajudando muito no controle de minha capacidade de que posso buscar outras alternativas para uma massa muscular diminuir .E como faz bem quando voce vai num parque e olha pra tudo e toma a iniciativa de correr e andar sem se preocupar com o que vão pensar de mim.E com deixar essa criança que vive em dentro de nos não ficar oculta leila 1°ano A

    ResponderExcluir