quinta-feira, 17 de junho de 2010

HOWARD GARDNER
Valorizando o ser por inteiro

Gardner defende a teoria da existência de um espectro de inteligências que comandam a mente humana. De acordo com ele, estas seriam nossas sete inteligências:

1-LÓGICO-MATEMÁTICA: Capacidade de realizar operações matemáticas e de analisar problemas com lógica. Matemáticos e cientistas têm essa capacidade privilegiada.

2- LINGUÍSTICA: habilidade de aprender línguas e de usar a língua falada e escrita para atingir objetivos. Advogados, escritores e locutores a exploram bem.

3- ESPACIAL: Capacidade de reconhecer e manipular uma situação espacial ampla ou mais restrita. É importante para navegadores, escultores e cirurgiões.

4-FÍSICO-CINESTÉSICA: Potencial de usar o corpo para resolver problemas ou fabricar produtos. Dançarinos, atletas, cirurgiões e mecânicos se valem dela.

5-INTERPESSOAL: Capacidade de entender as intenções e desejos dos outros e, conseqüentemente, de se relacionar bem com eles. È necessária para vendedores, líderes religiosos, políticos e, o mais importante, PROFESSORES.

6- INTRAPESSOAL: Capacidade da pessoa se conhecer, incluindo aí seus desejos, e de usar essas informações para alcançar objetivos pessoais.

7- MUSICAL: Aptidão na atuação, apreciação e composição de padrões musicais.

8- NATURALISTA: Capacidade de reconhecer objetos na natureza.

9- EXISTENCIAL OU ESPIRITUAL: Ainda em estudos, seria da compreensão da própria existência, do universo, do psíquico, etc.

Afirmações de Gardner:A escola deve considerar as pessoas inteiras e valorizar outras formas de demonstração de competências além dos eixos lingüísticos e lógico-matemático, é preciso que se o aluno seja levado a resolver problemas, é preciso que o aluno pense sobre aquilo que faz e esteja em situação de criação e resolução de problemas.


FONTE: Estruturas da mente: Teoria das inteligências múltiplas,
Houward Gardner, Ed. Artmed.

Postado pela professora Marineide - Português

Nenhum comentário:

Postar um comentário