sexta-feira, 4 de junho de 2010

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Marcilene

Um comentário:

  1. "Para entender um pouquinho como nossos pequenos constroem o sistema de escrita convencional e conquistam o universo do mundo letrado...."

    Ao explorar o mundo adulto repleto de simbolos(letras), para as crianças no inicio não passa de um jogo, ao tentar interpretar o que os adultos letrados decifram, elas brincam realizando garatujas(desenhos que representam algo ou alguem para elas), utilizam-se de qualquer simbolo, incluindo numeros,para representar essa ideia.
    Uma criança pode conhecer e representar o alfabeto e ainda não efetivamente o sistema de escrita convencional que ele representa.A aparencia grafica não é garantia de escrita.
    Esses pequenos impregam um grande esforço intelectual para entender como se consolida esse processo, inicialmente estabelecem criterios como quantidade de letras e a qualidade das mesmas, isto é, quantidade minima de tres e nunca repetindo-as . Em outro momento utiliza as letras de seu proprio nome ou ainda quantitativo variando a quantidade de letras de uma escrita pra outra. Nesses dois estágios a escrita não está representando sonoramente as palavras e é isso que diferencia da nova etapa que vai percorrer, onde ela atribui sonoridade as letras que utilizará para escrever.
    O periodo denominado silábico, qualifica-se pelo estágio em que a criança começa a construir seu repertório exigindo uma letra para cada "parte", da emissão oral, e evolui até chegar a uma correspondencia rigorosa de uma letra por silaba.
    A intervenção adequada do educador, ajuda nessa construção a medida que consegue levar a criança a se desestruturar e adequar a sua descoberta de que a silaba não pode ser considerada como uma unidade , mas que ela é constituúda de elementos menores.
    A partir dai, iniciará no chamado mundo letrado , embora enfrentará ainda muitos desafios em silabas demnominadas complexas, e na questão ortograficas como um todo. A questão a ser elaborada aqui refere-se a questão da escrita e deve ser sempre considerada como um todo , um conjunto de tudo que a criança produz e não em atividades isoladas e descontextualizadas.
    Para os colegas que se interessarem há um link muito interessante que propoe algumas atividades de sondagem:*http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/teste-interpretacao-hipoteses-escrita-alfabetizacao-550945.shtml
    Espero que tenham a oportunidade de apreciar, ajuda-nos a entender o grande processo pelo qual nossos pequenos ingressam no mundo letrado, até a próxima....

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