quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER
Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial. Primeiro, a “leitura” do mundo do pequeno mundo em que se movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo da sua escolarização, foi a leitura da “palavra mundo”. Na verdade, aquele mundo especial se dava a ele como o mundo de sua atividade perspectiva, por isso, mesmo como o mundo de suas primeiras leituras. Os “textos”, as “palavras”, as “letras” daquele contexto em cuja percepção experimentava e, quando mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber se encarnavam numa série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão ia aprendendo no seu trato com eles, na sua relação com seus irmãos mais velhos e com seus pais.
A leitura do seu mundo foi sempre fundamental para a compreensão da importância do ato de ler, de escrever ou de reescrevê-lo, e transformá-lo através de uma prática consciente.
Esse movimento dinâmico é um dos aspectos centrais do processo de alfabetização que deveriam vir do universo vocabular dos grupos populares, expressando a sua real linguagem, carregadas da significação de sua experiência existencial e não da experiência do educador.
A alfabetização é a criação ou a montagem da expressão escrita da expressão oral. Assim as palavras do povo, vinham através da leitura do mundo. Depois voltavam a eles, inseridas no que se chamou de codificações, que são representações da realidade. No fundo esse conjunto de representações de situações concretas possibilitava aos grupos populares uma “leitura da leitura” anterior do mundo, antes da leitura da palavra. O ato de ler implica na percepção crítica, interpretação e “re-escrita” do lido.
Professora:
01) Segundo Paulo Freire, em que medida a leitura é importante para o processo educativo do indivíduo?
02) Por que a ampliação do significado de leitura implica também uma ampliação do significado mde alfabetização?
03) Para você, o que significa ler de forma crítica e criativa?
Cidinha

4 comentários:

  1. Ler de forma crítica e criativa para mim seria conseguir entender sua leitura e ter condições de formar a sua própria ideia sobre o que leu, concordando ou não com o autor do texto.
    Ana Paula

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  2. A importância segundo o autor se dá no momento que precede a leitura da palavra, quando a criança, nos seus primeiros meses de vida, faz a leitura do ambiente que está, da familia, dos seus primeiros gestos e dos que a cercam. Fase essa fundamental ao seu desenvolvimento.
    Essa criança chega a escola já com esta concepção formada, com as experiências de vida que tras e começa a fazer a leitura do novo mundo, agora o escolar, em que será inserida.Nessa fase entra a imagem do educador, da escola e dos companheiros em que irá conviver.
    Ampliando o significado da leitura ao aluno, com a leitura de livros, de imagens , de atitudes positivas estamos ampliando sua visão de mundo, alfabetizando-o para todas as formas de leitura.
    Para mim, ler de forma critica e criativa é preparação para a vida, entender seu significado, desenvolver a imaginação e saber escolher o tipo de leitura que lhe é importante, o que irá acrescentar mais a sua vivência.
    Profª Boani

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  3. “A escola não alfabetiza, ela dá
    continuidade a um processo de
    alfabetização já em pleno
    desenvolvimento”.
    Paulo Freire
    O processo de integração da criança se realiza efetivamente através da aquisição da
    leitura e escrita, visto que o uso da linguagem oferece a ela condições de expressar e
    internalizar ações e informações, favoráveis ao desenvolvimento humano numa perspectiva
    harmoniosa.
    Entender o processo de alfabetização das crianças através da leitura e escrita,
    condição esta fundamental a integração na vida social, oferece oportunidades de
    compreensão e respeito do universo da relação que influencia na construção da existência
    da criança, e é neste momento que o desenvolvimento humano ocorre a partir do
    entendimento do significado do mundo. Segundo FREIRE (1982), a leitura da palavra
    precede a leitura do mundo, e nesse contexto revela-se que a criança em nenhum momento
    deve ser tratada como analfabeta, vazia de conhecimento da realidade que a cerca, contudo
    cabe aos educadores refletirem em que bases educativas seu desenvolvimento cognitivo
    pode ser realizado.
    Neide Ap. Arantes da Silva

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  4. 01) Ler, para Paulo Freire, poderia ser traduzido como o ato mesmo de viver, respiraração que não se esgota na descodificação pura da escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do mundo . Com a leitura do mundo é possível, segundo o educador, entender os diversos discursos, é possível transformar. Contribui para que o indivíduo se perceba a si mesmo, a linguagem passa a ser mecanismo de cultura, pois, educador e educando são sujeitos no processo: o primeiro aprende com a aprendizagem do segundo e este descobre o seu universo.

    02)A alfabetização só será só concretizada se os alunos tiverem acesso a todos os tipos de portadores de textos. O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral. A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização.

    03)O aprendizado da leitura é um momento importante, depois da fase inicial de alfabetização, faz-se necessária a prática da leitura e da interpretação de textos. Uma vez alfabetizado, é possível o indivíduo ampliar seu nível de leitura e de letramento de forma crítica e criativa e tornar-se um sujeito autônomo e consciente.

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