quinta-feira, 18 de agosto de 2011

RELAÇÃO ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM

Santo Tomás de Aquino disse que o professor está na mesma situação de um médico ou de um lavrador. O médico e o lavrador funcionam como agentes externos, pois a cura do doente ou o sucesso da plantação dependem da natureza do doente ou da qualidade do solo. Da mesma forma, o professor também é um agente externo. Ele colabora na aprendizagem do aluno, mas esta depende do próprio aluno.
Há uma relação intrínseca entre o ensino e a aprendizagem. Não há ensino se não há aprendizagem. É necessário conhecer o fenômeno sobre o qual o ensino atua, que é a aprendizagem. Para haver ensino e áprendizagem é preciso:
a) Uma comunhão de propósitos e identificação de objetivos entre o professor e o aluno.
b) Um constante equilíbrio entre o aluno, a matéria , os objetivos do ensino e as técnicas de ensino.
O ensino existe para motivar a aprendizagem, orientá-la, dirigi-la; existe sempre para a eficiência da aprendizagem. O ensino seria então, fator de estimulação intelectual.
Professora:
a) Segundo Santo Tomás de Aquino, qual a relação entre o ensino e aprendizagem?
b) O que é preciso para que haja ensino e aprendizagem na sala de aula?

PC Cidinha

9 comentários:

  1. a)Não há ensino se não há aprendizagem. O ensino existe para motivar a aprendizagem.
    b)Oferecer conteúdos de forma atrativa para os alunos, onde eles se sintam interessados em aprender e motivados.
    Professora Ana Paula

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  2. Ei Tony! Obrigado por essa paz de informação que você compartilhou sobre o Dr. Iyabiye sobre a cura da hepatite, ele é de fato uma bênção, entrei em contato com ele e me curei depois de aplicar seu tratamento. Ele me enviou o medicamento através do serviço de correio DHL foi fácil para mim e eu tomei o remédio por 4 semanas e fui para o hospital depois para um teste e foi negativo. Eu vim até aqui para lhe dizer que você está certo sobre a medicação dele, está tudo bem comigo agora. Muito obrigado. Apenas no caso de alguém lá fora, que vai gostar de alcançá-lo, aqui está o seu contato: iyabiyehealinghome@gmail.com Call / Whatsapp: +2348072229413

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  4. Obrigação pela informação, pude perceber que na verdade não há ensino sem aprendizagem!
    Juntos compartilhem o conhecimento e dessa forma, matizemos a ciência
    WhatsApp: (+258) 844801798
    Recebido:22/03/2020

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  6. obrigado pela informação, para quem quiser acrescentar mais um pouco eis outra informação:

    Nas palavras do educador Paulo Freire, não existe ensino sem aprendizagem. Para ele e vários educadores contemporâneos, educar alguém é um processo dialógico, um intercâmbio constante. Nessa relação de ensino-aprendizagem, educador e educando trocam de papéis o tempo inteiro: o educando aprende ao passo que ensina e o educador ensina e aprende com o outro.
    Assim, em uma escola, todos são educadores e educandos. As relações de ensino-aprendizagem se estabelecem de múltiplas maneiras: as crianças e adolescentes têm muito a aprender entre si, com colegas de outras faixas etárias, com as merendeiras e a equipe de limpeza. Da mesma forma, a educação ganha quando os professores trocam experiências entre si e assumem uma postura menos hierárquica diante de seus alunos, ou quando os gestores dialogam e interagem com outras escolas.
    Ainda para Freire, no processo pedagógico, esses papéis devem ser assumidos conscientemente todos que fazem parte da comunidade escolar não são apenas sujeitos do “ensinar” e do “aprender”, e sim, seres humanos com histórias e trajetórias únicas, em um território específico. Assim, faz-se indispensável reconhecer o outro em toda sua complexidade, em suas esferas biológicas, sociais, culturais, afetivas, linguísticas, entre outras.
    Nesta perspectiva, a relação de ensino-aprendizagem promove o diálogo entre o conteúdo curricular e os conteúdos únicos, compostos pelas vivências, histórias e individualidade de cada um que circula pelos territórios educativos, sejam estes dentro ou fora da escola.

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