quinta-feira, 4 de agosto de 2011

APRENDIZAGEM E MOTIVAÇÃO

Para que alguém aprenda é necessário que ele queira aprender. Ninguém consegue ensinar nada a uma pessoa que não quer aprender. Por isso é muito importante que o professor saiba motivar os seus alunos.
Através de uma variedade de recursos, métodos e procedimentos, o professor pode criar uma situação favorável à aprendizagem.
Para criar essa situação o professor deve:
1) Conhecer os interesses atuais dos alunos para mantê-los ou orientá-los.
2) Buscar uma motivação suficientemente vital, forte e duradoura para conseguir do aluno uma atividade interessante e alcançar o objetivo da aprendizagem.
Entre motivação e aprendizagem existe uma mútua relação. Ambas se reforçam.
A motivação da aprendizagem se traduz nas seguintes leis:
a) Sem motivação não há aprendizagem.
b) Os motivos geram novos motivos.
c) O êxito na aprendizagem reforça a motivação.
d) A motivação é condição necessária, porém, não suficiente.
O problema da motivação da aprendizagem é um assunto bastante complexo. Hoje, cada teoria da aprendizagem apresenta um fator de motivação como sendo o mais importante. A teoria de Piaget, por exemplo, apresenta como fator preponderante de motivação "o problema", a situação-problema. Skinner, por sua vez, considera como fator mais importante a "recompensa" ou a "reforço". Nesse sentido, a teoria de Piaget dá mais ênfase ao desenvolvimento da inteligênci, enquanto as idéias de Skinner dão ênfase ao desempenho ou "performance".

Professora agora é com você:
1) O que o professor deve fazer para criar uma situação favorável à aprendizagem?
2) Segundo Piaget, qual o fator de motivação mais importante?
3) Segundo Skinner, qual o fator de motivação mais importante?
4) E você professora o que tem feito em sua sala de aula para motivar seus alunos a "querer" aprender?

Esta atividade deve ser realizada até o dia 07/08/2011, às 00h00.
Não esqueça de colocar seu nome.
Obrigada
Cidinha

4 comentários:

  1. Tenho feito várias atividades, usando música, poesia, representações dos textos lidos, histórias em quadrinhos, uso de material didático diferenciado, não sendo sempre os mesmos e tenho conseguido uma melhora no interesse. Alguns apresentam dificuldades que não conseguiram sanar, mostrando mais lentidão e empenho nas atividades, mas com insistência e motivação fazem o que lhes foi proposto.
    Profª Boani- 4º ano B

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente o professor deve saber motivar seus alunos. Utilizando-se de recursos, métodos e procedimentos, buscando criar situações que favoreçam a aprendizagem. É importante conhecer a realidade do aluno e seus interesses.

    Para Piaget o fator de motivação mais importante esta relacionada "ao problema", a situação-problema, dando evidência ao desenvolvimento da inteligência

    Já Skinner considera como fator mais importante a "recompensa" ou a "reforço, destaque ao desempenho ou "performance".

    Já na sala de aula não é muito diferente do texto, primeiramente procuro conhecer a realidade dos meus alunos, buscando também diagnósticos de aprendizagem, posteriormente é preciso buscar formas de ensiná-lo de modo que ele se interesse pelo conteúdo, e o mesmo deve sempre ser retomado até que o aluno consiga atingi-lo, se preciso buscando diferentes estratégias para este fim.
    Neide Ap. Arantes da Silva

    ResponderExcluir
  3. a) Levar o educando a querer aprender é o desafio primeiro da didática, do qual dependem todas as demais iniciativas. O professor que toma como objeto de preocupação o querer aprender, precisa ter presente a continuidade entre a educação familiar e a escolar, buscando formas de conseguir a adesão da família para sua tarefa de desenvolver nos educandos atitudes positivas e duradouras com relação ao aprender e ao educar. Precisamos encorajar os alunos a descobrirem suas próprias soluções e levantarem seus próprios questionamentos, assim estaremos formando cidadãos conscientes.

    b) Para Piaget o fator de motivação mais importante é através da interação com os colegas e adultos.
    b) Para Skinner o fator de motivação mais importante é através de oferecimento de recompensas ou reforços apropriados.

    c) É um grande desafio, devemos verificar a falta de motivação para aprendizagem, analisar e buscar novas estratégias que sejam realmente eficazes e ajudem a reverter a situação. Oferecer atividades contextualizadas,objetivando a formação de indivíduos conscientes, autônomos, dotados de referenciais para realizar opções, capazes de construir conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. O professor deve buscar apoio dos pais e trabalhar a autoestima dos alunos, criar situações que favoreçam a aprendizagem de acordo com a sua realidade e seu interesse.
    Para Piaget o fator de motivação mais importante é o problema e a situação problema.
    Para Skinner o fator de motivação mais importante é a recompensa.
    Em sala de aula eu tenho trabalhado de acordo com a realidade dos alunos através de atividades contextualizadas e variadasde acordo com os interesses e níveis dos alunos.
    Profª Graça

    ResponderExcluir