quinta-feira, 15 de setembro de 2011

TAREFA DO DIA 16 DE SETEMBRO DE 2011

Observe o registro de três crianças do 3º Ano que escreveram o número 35 numa situação de ditado feito pelo professor:

305 - Fernanda
30 e 35- Rodrigo
35 - Maria

Analisem e respondam as questões:
a)Quais hipóteses numéricas as crianças demonstram ao fazer esses registros?
b)Que intervenções poderiam ser realizadas pelo professor a respeito dessas escritas?
c)Por que uma criança ao escolher o registro de Maria, que escreveu o número apoiando-se no quadro numérico exposto na classe, justificou sua descoberta assim:

Já sei! A gente tira o zero porque zero significa nada! Então não precisa colocar.

d)A idéia de que o zero significa “nada” pode trazer conflitos no decorrer da aprendizagem? Quais intervenções podem ser feitas para que ao criança compreenda o papel do zero na escrita numérica?

PC Cidinha – 15 de setembro de 2011.

Um comentário:

  1. As crianças demonstram e hipótese de representaçao da fala, exceto Fernanda que já realiza a escrita correta. As intervençoes seriam: trabalhar com quadro numérico, fichas sobrepostas, entre outros. Na representação do 0 pode-se trabalhar com a representação do número atraves das fichas sobrepostas, por exemplo, para que percebam que ele representa valor de acordo com a posição.

    ResponderExcluir